terça-feira, 10 de junho de 2014

Estudo Pequenos Grupos - Semana 09/06/2014 até 14/06/2014 - PROFESSOR


Estudo Pequeno Grupo - Professor – 09/06/14 até 14/06/14
Série: As marcas de uma igreja que faz a diferença
Tema: Entendendo o seu propósito de VIDA
Texto: Jo. 20:19-21

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.”

Introdução

          Já falamos que as marcas de igreja que faz a diferença é aquela que tem a centralidade na Palavra de Deus, que tem Unidade Cristã, Que vive missões como estilo de vida e que procura ampliar a sua visão missionária. 

         O que eu tenho procurado passar com a ajuda de Deus é que existe um alvo a conquistar, um objetivo a alcançar e um propósito para cumprir.

            O Alvo: Amar a Deus e manifestar o seu amor às pessoas, influenciando-as a serem verdadeiros discípulos de Jesus. 

            Objetivo: Ganhar as pessoas de Atibaia para Cristo. Você deve ter dado risada sem expressar externamente com sua face. Porque eu dei risada quando eu vi este objetivo em 2005 na cidade de São José dos Campos.

            Propósito: Conhecer o por que eu fui criado. Conhecer a minha missão. Você foi criado para um propósito e este propósito é de fazer com que as pessoas conheçam o que você conhece.

            O seus cabelos sujos de areia e sangue, foi transformado como alva lã e neve. OS seus olhos antes inchados de tanto ser esbofeteados, hoje seus olhos são como chama de fogo. Os seus pés perfurados pelos cravos, hoje é semelhantes ao bronze polido como refinado numa fornalha. Sua voz antes embargada pela dor e sofrimento, hoje voz como de muitas águas. O sua mão ensanguentada e perfurada, hoje segura sete estrelas que representa a igreja. Da sua boca ferida e machucada, hoje saí uma espada afiada de dois gumes que esmiúça todo o meu ser. O seu rosto totalmente desfigurado pelos tapas, intimidação, cuspes e sangue escorrendo, hoje brilha como sol da manhã. 

            Este é Jesus o Alfa e Ômega, o principio e o fim. Aquele que era, Aquele que é e aquele que há de vir.

            Alguém apresentou a pessoa de Cristo para a sua vida. Alguém falou do amor de DEUS incondicional que foi derramado em nossa vida por meio de Jesus Cristo. Alguém falou para você que precisaria libertar-se do mundo. Alguém falou para você, que viver estar ou passar a eternidade com Deus é muito melhor do que morrer sem Ele e passar a eternidade no inferno. 

            Alguém falou para você que Deus pode mudar a sua vida completamente tirando a ansiedade, depressão, tristeza e que pode curar a sua alma, tirando você do pecado e passar a viver uma vida totalmente livre. Alguém cumpriu a missão pelo qual foi chamado e entendeu o propósito da sua vida.

             Jo. 17:18“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.”
 
                   Atos 20:24“Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.”
 
            Deus está atuando no mundo e quer que você se junte a ele. Isto é missão. Entenda que missão é diferente de ministério.

            Missão é seu serviço junto aos que não creem e ministério é seu serviço junto aos que creem. A diferença está em:

                 A – Na comunhão dos santos eu faço ministério.

            B – Fora desta comunhão, ou seja, vivendo no mundo eu preciso cumprir a minha missão.

            Jesus com 12 anos de idade entendeu perfeitamente a sua missão de vida na terra. 

            Lc. 2:49E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?”

            Depois de 21 anos, Jesus morre na cruz e diz:

            Jo. 19:30“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”

            Entre as frases de dizer que Ele veio tratar dos negócios de seu pai e tudo está consumado, mostra claramente uma vida plena que foi dirigida com propósito.
            Agora a missão de Jesus na terra passou a ser a nossa missão, pois fazemos parte do Corpo de Cristo. 

            2 Coríntios 5:18 – “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.”
 
            Deus quer resgatar os seres humanos de Satanás e reconcilia-los consigo, para que possamos cumprir a nossa missão.

            Uma vez que pertencemos a ele, Deus nos usará para alcançarmos outras pessoas. Fazemos parte agora do ministério da reconciliação. Precisamos entender a importância da nossa missão.

                1 – Continuar a missão de Jesus.

            Jesus não nos chama apenas para VIR A ELE, mas também para IR POR ELE. A nossa missão é tão importante que Jesus repetiu cinco vezes. Vejamos em: Mt. 28:18-20 – Mc. 16:15 -  Lc. 24:47 – Jo. 20:21 – At. 1:8

            Dentro destes versículos Jesus está dizendo com detalhes da nossa missão na terra, ou seja, quando, onde, porque e como.

            Quando Jesus deu a Grande comissão, ele deu está incumbência a todos os seus seguidores e isto não foi somente para pastores, mestres, profetas, adoradores, apóstolos, missionários e evangelistas. O compromisso é nosso.

“Jesus deu a grande comissão e não uma grande sugestão.”

            Talvez não entendamos ainda ou não tomamos ainda ciência de que Deus nos colocou como responsáveis pelos incrédulos que vivem a sua volta. Preste atenção que deixar de falar de Jesus para alguém que o Espírito pediu para falar a Palavra de Deus e clara.

            Ez. 3:18“Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.”

            Você pode ser o único cristão que algumas pessoas irão conhecer e sua missão e contar a todos sobre Jesus.”

             2 – É um privilégio cumprir a missão.

            Verdadeiramente é uma honra ser usado por Deus. É uma honra vermos pessoas se rendendo a Jesus. Se o privilégio que temos hoje é maior do que o privilégio de ser usado por Deus para salvar uma vida, estamos no caminho errado e a minha falência espiritual será decretada em breve.

            2 Co. 5:18Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele.”

            Lc. 19:10“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”
           
            O privilégio de cumprir a sua missão envolve dois aspectos. São eles:

            A – Trabalhar COM Deus.

            B – Ser REPRESENTANTE de Deus.

            Deus ama parceria para construção do seu reino. Deus está a procura de grandes homens e mulheres que possam ser seu representante onde quer que ele nos envie.

            2 Co. 6:1“Portanto, nós, como companheiros de trabalho no serviço de Deus, pedimos o seguinte: não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam.”

            Jesus nos deus salvação aceitou em sua família, recebemos o Espírito Santo e nos tornou representantes dele no mundo.

            2 Co. 5:20“De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.”

            Somos embaixadores de Cristo. O que um embaixador faz? Ele representa uma nação. Embaixadores de Cristo significa que eu represento o reino de Deus onde eu estiver. Fazemos parte do ministério de reconciliação ao invés de fazermos parte do ministério de relações exteriores do mundo.

            Perdemos o sentido de privilégio porque quanto mais tempo eu passo convertido eu me esqueço de como que é viver sem Cristo. 

            Eu preciso estar cada vez mais parecido com Cristo para poder no mundo atrair pessoas para a salvação. Eu preciso me contextualizar com a linguagem daqueles que não conhecem a Cristo.

            3 – As pessoas esperam as boas novas.

            Não importa quanto as pessoas estão felizes e bem sucedidas, elas estão irremediavelmente destinadas a separação eterna com Deus. Pessoas e mais pessoas não sabem disto e acham que estão corretas.

            Atos 4:12“A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.”

            Todos precisam de Jesus. Entenda: “Temos a melhor noticia de todas as noticias do mundo, e partilhá-la e o melhor carinho que podemos mostrar a qualquer um.”

            4 – O valor de sua missão é eterno.

            Você tem um valor inestimável para Deus. Tudo o que você partilhar com alguém no cumprimento de sua missão terá um impacto na eternidade.

            Portanto, cumprir a sua missão é mais importante do que qualquer outra coisa que imaginamos.

            Teremos satisfação quando a minha vida for completamente preenchida pela obediência a GRANDE COMISSÃO.

            Ficamos tristes, desanimados, ansiosos, deprimidos, pensando em coisas terenas, porque perdemos o foco principal da grande comissão que é:

            A – Pregar o evangelho e
            B – Fazer discípulos. 

            Isto tem encher você, preencher a sua vida ao ponto de transbordar de alegria e satisfação, sabendo que uma pessoa voltou a ter relacionamento com Deus. Houve arrependimento, remissão de pecados e redenção.

            Jo. 9:4“É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”

            Lembre-se: “O relógio da vida está correndo, NÃO PERCA TEMPO.”  

            5 – Tem um significado em sua vida.

            “O melhor uso que se pode dar á vida é empregá-la em algo que sobreviva a ela.” Willian James

            A verdade é: “Somente o reino de Deus irá permanecer. O que estiver fora irá desaparecer.”

            Ao falharmos na missão que Deus nos confiou na terra, você terá desperdiçado a vida que Deus lhe deu.

            Atos 20:24“Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.”

            Existem pessoas que só serão alcançadas pelo que você vive e do que Deus o fez ser. Se ao menos uma pessoa for para o céu por causa de você, a sua vida terá sido relevante para a eternidade.

            Então comece a olhar ao seu redor e pergunte o seguinte: “Deus quem o Senhor pôs na minha vida para que fosse falado a respeito de Jesus.”

            Estamos preocupados com a volta de Jesus. Quando Será? Como será? A mesma pergunta que os discípulos fizeram a Jesus teve uma resposta sábia e será a mesma para você que fica vagando por aí pensando na volta de Jesus. 

            Atos 1:7-8“Ele lhes respondeu: "Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"

            Para Jesus voltar precisa acontecer o seguinte:

            Mt. 24:14“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

            É muito fácil distrairmos e desviarmos de nossa missão. Porque Satanás nos prefere fazendo qualquer outra coisa, exceto partilharmos a fé.

          O nosso desafio é acordarmos para uma realidade nua e crua. Pessoas estão morrendo sem Cristo e estamos aceitando tudo passivamente.

            Pense e Reflita

            1 – O que impede você de cumprir o seu propósito de sua vida?

           2 – Você sente parte da mensagem de vida que Deus deu para partilhar com o mundo?

            3 – Quem Deus lhe traz á mente agora para você partilhar a transformadora mensagem da cruz?

            Que o Senhor possa nos ajudar como pessoas, como igreja a expandir o seu reino da face da terra. Sou ministro para os cristãos e missionário para os não cristãos.

            Deus abençoe a sua vida e família.

            Pr. Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário