terça-feira, 17 de junho de 2014

Estudo Pequenos Grupos - Semana 16/06/2014 até 22/06/2014 - PROFESSOR



Igreja Comunidade Cristã Ágape – 15/06/2014
Série: As marcas de uma igreja que faz a diferença
Tema: Entende a sua AUTORIDADE
Texto: Lucas 10:19

Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano”

Introdução

            A autoridade é diferente de autocracia. Autocracia é um governo que abusa do poder. Tem poder absoluto e inquestionável. Mas o que é autoridade?

            Será que temos consciência de que temos autoridade sobre os espíritos malignos e suas hostes?

            Autoridade é poder delegado. Um exemplo é o guarda de transito que na hora mais movimentada a via, basta levantar o braço e ele para o trânsito ou muda a direção do mesmo. O que fez parar ou transito ou muda-lo? Não foi o gesto do braço ou de um apito, mas sua autoridade e não na força física. 

            Muitos de nós temos usado a nossa força para impedir ações malignas e seus poderes e esquecemos que o nosso esforço é apenas usar a autoridade.

            1 Pe. 5:8-9“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.”

            Podemos fazer o que é correto e usar a autoridade todos os dias. A autoridade não está no fazer, mas sim no ser.

            1 Jo. 4:4“Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”

            O que aconteceu com a autoridade? O homem perdeu a autoridade no Éden. Por escolha perdeu a autoridade quando pecou. O governo do jardim do Éden foi dado ao homem para dominar e sujeitar. Gn. 1:26-28

            Sujeitar – Tornar obediente. Limitar a própria liberdade e render-se à lei ou ordens. Dominar – Ter controle de tudo; ter poder e autoridade sobre. 

            Deus fez o homem á sua imagem e semelhança para que ele governasse o reino natural, da mesma forma que Deus governa o reino espiritual. Qual foi a dificuldade?  
      
            1 – Eva se rebelou contra a autoridade de Adão.
            2 – Adão tinha a oportunidade de negar a rebeldia de Eva.

            Deus colocou Adão em posição de autoridade, e Eva sob a autoridade de Adão. 

            O resultado foi a desobediência que constituiu uma queda e perda de autoridade e domínio. Com isso o homem entregou este governo ao domínio de Satanás. Gn. 2:16-17

            Infelizmente foi trocada a autoridade do mundo que era do homem pelo pecado. Entrou a morte na jogada. 2 Co.4:4

            A autoridade precisava ser resgatada e Deus envia a seu filho Jesus. Jesus sabia desta autoridade e governo do reino espiritual. Sabia que seria necessário resgatar esta autoridade. 

            Entenda: Para resgatar esta autoridade Jesus precisava identificar com o homem. Ocorreu na identificação a substituição. 1 Pe. 2:24
 
            Somente outro homem poderia resgatar a autoridade perdida por Adão. Para resgatar esta autoridade somente Jesus poderia tomá-lo. Este principio foi estabelecido por Deus e ele não mudou e sim respeitou.

            FRASE: Adão perdeu a autoridade pecando, mas Jesus resgatou essa autoridade sendo justo.

            Qual foi o preço deste resgate? O sangue de um justo.

            Hb. 9:22“Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.”

            1 Pe. 1:18-19“sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,”

            Através da cruz, Jesus reconquistou esta autoridade perdida. Retomou das mãos do diabo o que não pertence a ele. Cl. 2:14-15

            O resgate foi completo recebendo de volta a autoridade do céu e da terra quando ressuscitou. Ef. 1:20-21

            A autoridade da morte e do inferno está com Jesus.  Ap. 1:18

            O que Jesus fez com tudo isto? Após a restauração da autoridade deixou disponível e acessível para a humanidade. Preste atenção.

            1 – Ele nos livrou do domínio de Satanás. Hb. 2:14-15
            2 – Nos tirou das trevas e conduziu para a luz. Cl. 1:13
            3 – Nos fez assentar nos lugares celestiais. Ef. 2:4-6
            4 – Ele nos constituiu reino e sacerdotes. Ap.1:6
            5 – Reinamos por meio de Jesus. Rm. 1:17
            6 – Temos autoridade para reinar. Lc. 10:19
            7 – Satanás esta debaixo dos nossos pés. Ef. 1:21-22

            Tudo isto foi Jesus na cruz em sua morte no terceiro dia na ressurreição que tomou de volta a autoridade perdida e deu novamente a oportunidade ao homem.

            Porque hoje o homem não desfruta desta autoridade? Porque o homem continua sendo subjulgado pelo inferno? Porque a igreja não tem mais autoridade para subjulgar o reino das trevas? Falta exercer autoridade.

            Porque famílias cristãs inteiras estão sendo destruídas, sabendo que não estão exercendo autoridade contra me deem licença as portas do inferno?

            Porque perdemos a autoridade com os nossos filhos? A resposta é clara, única e objetiva. “Existem pecados não confessados” Preste atenção...

            O pecado que eu cometo hoje e não me arrependo, abre uma brecha enorme para que o inimigo atue em minha vida e devolva a autoridade da minha casa, minha família, minha igreja a Satanás.

            Qual é a minha postura diante do pecado?

            1 – Não esconda o seu pecado.

            Muitos querem camuflar o pecado para não ser confrontado. Alguns exemplos:
Sansão e Dalila.
Davi e Beteseba.
 Josué e Acã.
 Moisés e o povo de Israel.
  Jesus e a mulher adultera.
 
            2 – Confesse o seu pecado.

            Tg. 5:16“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

            O pecado traz tristeza e remorso, mas a confissão traz alegria e liberdade.

            3 – Restaure a autoridade perdida.

            O grande desafio ou o foco é trazer a restauração desta autoridade. Não podemos brincar de toma lá de cá, ou seja, pequei perdi a autoridade, ou melhor, deixo de desfrutar dela. Busco arrependimento fecho a brecha por onde o inimigo passava.

            Com isso acreditamos que estamos bem, mas esta sucessão de erros e desencontramos faz com que promessas espirituais, crescimento e conhecimento cheguem até a nossa vida.

            Existem coisas em nossa vida, momentos extremamente complicados que são resolvidos com autoridade restaurada. II Cr. 7:14

            O que precisamos fazer é:

Clamar a Deus
Humilhar
Orar
Converter dos maus caminhos

            O resultado será:

Deus vai ouvir.
Perdoar os pecados.
Sarar a terra. (Autoridade Restaurada)

            Não podemos aceitar a investida do inimigo roubando o que é nosso é simplesmente concordar com a situação. É preciso usar autoridade em todo tempo.

            4 – Busque uma vida de santidade. 1 Pe 1:16

            Ser santo ou buscar esta posição de santidade como filho de Deus nos dá o poder e o privilégio de receber, ter e desfrutar da autoridade em nós já disponível por meio de Jesus lá na cruz.

            Jesus espera que nós os nascidos de novo desfrute desta autoridade.

            “Jesus nos deu uma procuração para usar o seu nome, isto é, o direito legal de usá-lo.”

            Quem recebe a autoridade delegada que somos nós é completamente I-D-E-N-T-F-I-C-A-D-O com quem lhe deu a autoridade.

            Precisamos estar IDENTIFICADO com Cristo é para isto precisamos fazer morrer a nossa natureza terrena, as obras da carne e colocar um fim na autojustificação de erros que cometemos.

            Você tem um propósito e este propósito também requer uma posição de santidade. O inimigo precisa estar ao deredor e não comumente falando ao redor.

            Quando a vida de santidade passa ser vivida a autoridade espiritual passa a nos qualificar como verdadeiros cristãos onde quer que estejam.

            Quando a autoridade e restauração aonde estamos ou estivermos, tudo está sujeito a nós. Os discípulos disseram Senhor até os espíritos malignos nos submetem.

            Lucas 10:17“Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!”

            Pedro e João/Paulo/Tiago entre outros

            Entenda que: Só tem autoridade se Cristo for a cabeça de sua casa, igreja e trabalho. “A cabeça não pode exercer autoridade se não for através do corpo.” 

            Que Deus mude, transforme e renove a nossa autoridade que esta disponível e acessível 24X7.

            Lucas 10:18-19“Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.”

            Efésios 6:12“porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

            Pense e Reflita:

            1 – Como esta a sua autoridade espiritual?

         2 – A igreja (Corpo de Cristo) atua com autoridade ou tem se acovardado diante do inimigo?

          3 – Qual é a sua decisão hoje? Restaurar a autoridade ou continuar sendo dominado pelo inimigo?

            As marca de uma igreja faz a diferença é aquela que entende a sua autoridade. Deus vos abençoe sua família.

            Pr Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário