segunda-feira, 2 de junho de 2014

Estudo Pequenos Grupos - Semana 02/06/2014 até 07/06/2014 - PROFESSOR



Estudos pequenos grupos - PROFESSOR – 01/06/2014
Série: As marcas de uma igreja que faz a diferença
Tema: Ampliando a sua missão
Texto: Lucas 10:1-12 e 17-20

“Ide! Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.”

Introdução
            O Senhor Jesus tem uma missão para cada discípulo. Independente de nossas funções seculares, das dificuldades que enfrentamos da situação financeira que vivemos, todos temos a missão de testemunhar a Cristo e fazer novos discípulos e discípulas. Você foi criado com uma missão.

            Quando perdemos esta motivação a igreja para de crescer e passa apenas a administrar problemas internos e programações. Deixa de ser Igreja formadora de discípulos e continua a ser Igreja atolada em programas e dificuldades. Parado por motivações erradas e vidas inconstantes.

            O grande desafio é desenvolver ou ampliar a sua visão com relação a missões como estilo de vida. Envolver-se com o reino de Deus e se ocupar com coisas celestiais e não permitir que a nossa mente seja impregnado de coisas malignas ou do mundo. 

            Jesus começou com poucos discípulos, ou seja, 12, mas chegou enviar 70 discípulos. A comissão dos setenta é uma prova clara de que Jesus não tinha apenas doze discípulos e sim formava grupos de discípulos.
 
            Jesus convocou setenta discípulos e os enviou com um único e exclusivo propósito – o de anunciar a sua Palavra para as cidades onde Ele haveria de ir, ou seja, os discípulos foram anunciar o Caminho, preparar o coração do povo acerca de Cristo, que em breve estaria se dirigindo para aquelas cidades.

            Existem aqui duas separações importantes que devemos entender.
            1 - o IDE de Jesus e
            2 - A volta dos discípulos após cumprirem o IDE.

            A forma de que Jesus descreveu este relato é muito interessante. Veja como isto acontece.

            1 - Jesus enviou de dois em dois. V1

            A grande dificuldade é muitos estão se escondendo por detrás deste versículo e auto justificando para não fazer missões ou evangelizar pessoas. A desculpa é: “Não vou assumir a minha responsabilidade, pois estou sozinho.”

            Não é isto que Jesus ensina. Fazer missões é nossa responsabilidade. O andar de dois em dois é uma estratégia de apoio e suporte para fazer da evangelização algo produtivo e com propósito.

            2 - Jesus faz uma advertência. V2

            A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Nós queremos sombra e agua fresca, mas não queremos pagar o preço de cumprir o IDE de Jesus. O que é o IDE para a Igreja Ágape de Atibaia.

            I - IMPACTAR.
            D - DISCIPULAR.
            E - ENVIAR.

            A pergunta é: “Como está a minha vida hoje?” Estou impactando pessoas? Quem eu tenho discipulado hoje, ou seja, quem eu tenho ministrado a palavra de Deus para o crescimento? Quem eu estou preparando para ser o próximo missionário e fazer o que eu não pude fazer?

            3 - Jesus alerta que não é fácil ser padrão para o mundo. V3

            Jesus disse que os enviaria como cordeiros para o meio de lobos. Deus nos envia como ovelhas, cordeiros no meio de lobos (falsos mestres).

            Naturalmente falando, a ovelha é um animal indefeso, e o lobo, um animal de ataque. Jesus não enviou os seus discípulos com armas carnais para atacar alguém, mas sim, com armas espirituais que é a confiança na Palavra de Deus. O Senhor quer nos mostrar com isso que é Ele quem nos livra dos lobos (falsos mestres), através do poder da Sua Palavra.

            O Senhor conta conosco como ovelhas, animais indefesos, simples, mas que é totalmente dependente do Pastor. “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”, disse o salmista. 

            Quando somos enviados para uma obra na dependência de Deus, Ele supre todas as nossas necessidades, independente da perseguição ou da luta que poderemos passar.

            O verdadeiro servo é aquele que obedece ao ide do Senhor, sem se preocupar com ouro e prata. Foi assim que os setenta foram. Foram na condição de ovelhas confiando somente no seu Pastor.

            4 - Jesus orientou a não se preocupar com coisas secundárias. V4-7

            Jesus além de orientar de acordo com as prioridades os discípulos, ele também orienta de como será o sustento.

            Jesus lhes ordenou que não levassem bolsas, nem alforje (saco de viagem) nem sandálias porque a provisão de Deus estava sobre a vida deles.         
            Eles não precisariam se preocupar com o que levar, pois eles não iriam ter falta de nada: nem de comida, nem de vestes, nem de sandálias. Hoje pessoas perguntam em primeiro lugar como será o meu sustento.

            1 Co. 9:14 - “Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;”

            Paulo precisou fazer tendas, pois o sustento não era suficiente para suprir as sua necessidades.

            Concordo que o sustento vem de Deus e pessoas conduzidas pelo Espírito serão levantadas para provisionar o servo de Deus. Hoje precisamos usar o tempo de maneira sábia e o mais depressa possível pregar a palavra de Deus como ela é.

            1 Tm. 5:18 - “Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.”

            Digno é o obreiro do seu salário, ou seja, enquanto eles estiverem com o coração voltado para a obra, eles terão o seu sustendo.

            5 - Jesus indica o comportamento na missão. V8-12

            Jesus ordenou aos discípulos que curassem os enfermos, e anunciassem o reino dos céus. Ele não os mandou pregarem prosperidade terrena, mas que anunciassem o reino de Deus, e o reino de Deus, não é composto de coisas materiais e sim espirituais.

            E Jesus ordenou que se em alguma cidade não os recebessem, que acudissem o pó das suas sandálias e seguissem em frente. Pó é símbolo do pecado. Temos uma missão: a de anunciar o reino de Deus, de falar a verdade, e desmascarar os que ensinam a Palavra de maneira errada, mostrando ao povo que se não se arrependerem estarão a caminho do inferno.

            6 - A recompensa de obedecer o IDE. V17

            “Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!”

            Após terem obedecido à palavra do SENHOR, eles voltaram jubilosos, alegres cheio de expectativa. Tudo porque obedeceram à voz do Senhor. Só somos discípulos e servos de Cristo se fizermos o que Ele nos manda fazer.

            Os discípulos voltaram alegres e recebeu do Senhor mais uma palavra gloriosa. Jesus lhes disse em:

            Lc 10:19 - “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.”
            Serpentes e escorpiões são símbolos do diabo. Jesus nos deu autoridade sobre o diabo e seus demônios somente com o poder da Sua Palavra, e nos garante que se andarmos nela e obedecendo, nada nos causará dano algum. Os discípulos receberam essa palavra logo após terem obedecido à palavra de Jesus.

            Sl. 91:13 - “Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.”

            Todas as vezes que cumprimos a Palavra de Deus, a autoridade se torna cada vez mais forte.
 
            Por isso precisamos ampliar a nossa visão missionária para ver o campo missionário não como fonte de renda ou lucro, mas como fonte de salvação e libertação onde o inferno será despovoado por um povo comprometido com valores espirituais corretos.

            Efésios 3:20-21 - “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

            Amplie a sua visão missionária pensando em três elementos importantes:

            1 - A primeira e maior obra que Deus deseja fazer não é através de você, mas em você.

                2 - A obra é de Deus, mas Ele decidiu fazer através de nós.

          3 - A conclusão do seu propósito missionário é render glória e louvor a Deus de geração em geração.

            Para cumprirmos o IDE de Jesus, precisamos estudar a sua palavra constantemente e estarmos submissos à voz do Espírito Santo para sermos conduzidos de maneira correta na Sua obra. Ser missionário ou fazer missões está em sua agenda?
 
            Deveria estar na sua agenda não somente missões, mas todas as programações que você tem oportunidade de participar e não põe na agenda como algo prioritário para a sua vida.

            Muitos de nós temos colocados em nossa agenda prioridades importantes como secundárias e secundárias como prioritárias. Sabe quem faz isto é o engano que  mora em nossos corações.

            Pense e reflita.

            1 - Como está a sua visão com relação à seara do Senhor a quem você serve?

            2 - O que você precisa fazer hoje para cumprir o IDE de Jesus?

            3 - Depois de dizer “sim” a Jesus, qual o compromisso que você assume hoje para não desistir de ser um missionário.

            As marcas de uma igreja que faz a diferença é aquela que está Ampliando a sua missão todos os dias. É ver a oportunidade de salvar pessoas todos os dias. Espalhe para as pessoas o que você tem de melhor que é Jesus Cristo.
 
            Que Deus continue a nos dar paixão pela sua obra e pelos perdidos.

            Deus abençoe a todos.

            Pr. Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário